Concluído em fevereiro deste ano, o prolongamento da Avenida São Paulo, que liga a Zona Leste ao Centro de Santa Bárbara d’Oeste, foi o primeiro passo para que a gestão do prefeito Denis Andia (PV) comece a tirar do papel um antigo plano: criar um novo eixo de desenvolvimento para o município.

Com as duas regiões interligadas, a prefeitura pretende transformar o antigo vazio urbano de 1,5 milhão de metros quadrados, próximo à Avenida Santa Bárbara e que faz limite com Americana, em um novo centro comercial e de serviços. A ideia é de que área esteja completamente desenvolvida nos próximos dez anos.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Prolongamento da Avenida São Paulo liga a Zona Leste ao Centro

De acordo com Andia, o perfil adotado para o loteamento difere dos demais aprovados na cidade até então. Apenas 30% do espaço será voltado para residências, que também seguirão a tendência atual do município de verticalização. Já os 70% restantes serão exclusivos para comércio e prestação de serviços. Indústrias na área foram descartadas.

“É um espaço diferente na sua configuração para que já nasça com a vocação de ser um centro econômico. É a grande aposta de Santa Bárbara d’Oeste para o seu desenvolvimento nos próximos dez anos. Certamente esse vai ser o espaço de convergência econômica da cidade e com certeza de uma parte da cidade de Americana que vai passar a consumir nesse espaço”, explicou o prefeito.

Listen to “#10 – Santa Bárbara vista de cima” on Spreaker.

A expectativa da prefeitura é de que o espaço comercial seja ocupado por diversos segmentos, como concessionárias de veículos, agências bancárias e até mesmo hospitais. Também há a perspectiva de que a área se desenvolva no setor gastronômico e seja atrativa para empresas de tecnologia.

“Essa é uma ideia que eu tenho desde que eu era secretário de Desenvolvimento Econômico (2005/2008). Na época nós não tivemos oportunidade de colocar em prática. Quando iniciamos aqui em 2013, foi a prioridade na área do desenvolvimento econômico esse espaço com essas configurações”, afirmou Denis. O trecho prolongado da Avenida São Paulo faz parte do Corredor Metropolitano Biléo Soares, que reúne faixas exclusivas de ônibus, estações de embarque e desembarque, semáforos e dispositivos de segurança.

Seguindo pelo prolongamento da via, o trajeto do corredor chega à Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, com rotatória que dá acesso à Avenida Laura Machado, dentro do Terras de Santa Bárbara. Adiante, fica a nova ponte sobre o Ribeirão dos Toledos.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Região

Leia também

IV Hortolândia tem Angola celebra os saberes da Capoeira Angola na Roda

Nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, acontece o IV Hortolândia tem Angola. Este ano, a E…