Connect with us

Notícias

Vigilância Epidemiológica promove capacitação sobre tratamento de tuberculose

A Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na última semana uma capacitação de atualização das diretrizes no tratamento de tuberculose.

Share this…

A Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na última semana uma capacitação de atualização das diretrizes no tratamento de tuberculose.

Com apoio do CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva), o curso aconteceu no Centro Administrativo de Nova Veneza e foi ministrado pela enfermeira Zélia Dantas, responsável pelo Programa Municipal de Combate à Tuberculose, e voltado às equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Zélia explica que, a partir de agora, a dosagem utilizada durante a segunda fase do tratamento contra a doença, que dura em média seis meses, será menor.

“Os medicamentos continuam os mesmos, mas a segunda fase do tratamento, que tem início por volta do terceiro mês, sofreram redução da dosagem. Antes, pessoas que pesavam entre 71 e 50 quilos tomavam quatro comprimidos, agora, são apenas dois”, afirma a enfermeira.

Ela explica que a decisão é com base em estudos sobre as duas fases do tratamento: a primeira, chamada fase intensiva ou de ataque, e a segunda, a fase de manutenção. De acordo com Zélia, constatou-se que a medicação durante a fase de manutenção poderia ser mais baixa tendo em vista a efetividade da dosagem administrada na fase anterior.


A capacitação abordou ainda fluxo sobre o atendimento, tratamento e dispensação de medicamentos.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de TDO (Tratamento Diretamente Observado).

Zélia comenta ainda que, apesar da doença ter cura em 100% dos casos, a descontinuidade do tratamento é a maior responsável pelo agravamento dos sintomas. Nos últimos anos, Sumaré tem registrado entre 65 e 70 casos da doença ao ano. “A tuberculose está no nosso meio.  Na van, nos ônibus, nas escolas. Muitas vezes as pessoas abandonam o tratamento e depois retomam, isso torna mais difícil o tratamento.”

Para o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, é uma satisfação poder capacitar as equipes para o tratamento de tuberculose. “Agradecemos à Vigilância e ao CRESSER que, mesmo na pandemia, preocuparam-se com a ampliação deste serviço, diminuindo assim, o número de pessoas com a doença no município”, acrescentou.

Vale lembrar que o município é referência no Programa e recebeu, neste ano, mais uma prêmio da Secretaria Estadual de Saúde e Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo pelo reconhecimento ao trabalho da cidade no combate à doença, com índice de cura dos casos novos registrados.

Notícias

Semana começa com 88 vagas de emprego em Cachoeiro

— Delivered by Feed43 service

Advertisement

Advertisement

Se você mora em Cachoeiro de Itapemirim ou na região Sul e está à procura de emprego, essa é a sua chance de voltar ao mercado de trabalho. Empresas estão ofertando, nesta segunda-feira (8), 88 vagas de emprego, por meio do Sine Cachoeiro.

Continua depois da publicidade

As oportunidades de emprego são para diversos cargos e escolaridade e para cidades do Sul do ES. No entanto, é preciso fazer um cadastro para concorrê-las.

Quem tiver interesse pode se candidatar às vagas de emprego ainda hoje. Isso porque a Agência do Trabalhador funciona das 8h às 17h. O banco de empregos fica na rua Costa Pereira, n° 100, no bairro Sumaré. Antes da mudança, a agência ficava na Avenida Beira Rio.

De acordo com a agência, é necessário levar a carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço com CEP, assim como certificados de cursos (caso tenha). Os documentos precisam ser originais e devem estar em bom estado.

Confira as vagas de emprego

Continua depois da publicidade

Advertisement

Empresas e o Sine Cachoeiro esperam por seu currículo. Se vocês tem um emprego à vista, inclua apenas as informações essenciais no seu currículo

Continua depois da publicidade

Saber como fazer um curriculum vitae que seja objetivo, ou seja, que vá “direto ao ponto” e que atraia a atenção das empresas é fundamental para ser considerado para uma vaga em uma agência de empregos.

 Se há vagas, opte por um currículo sóbrio e entregue em uma agência de empregos

Os currículos devem, normalmente, utilizar o formato padrão e as fontes mais clássicas como Arial e Times New Roman na cor preta.

Quantas páginas meu currículo deve ter?

Normalmente o mais recomendado é que seu currículo tenha entre uma e duas páginas, mas isso vai depender muito da vaga para a qual você está se candidatando.

Em que ordem cronológica é preciso colocar a experiência profissional?

Colocar as experiências profissionais na ordem cronológica inversa, ou seja, da mais recente para a mais antiga, é importante para facilitar a visualização por parte das Empresas.

A importância de saber como escrever um currículo de acordo com a vaga para a qual você está se candidatando

Ao invés de enviar um currículo padrão aos recrutadores, tente personalizá-lo ao máximo para a vaga pretendida.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

Continue Reading

Notícias

Alvorada em Sumaré pode ficar sem água

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na rua Antonio

Share this…

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na rua Antonio Joaquim de Souza, no bairro Jardim Alvorada, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro. 

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da tarde de hoje, dia 08. 

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Continue Reading

Notícias

Alimentos arrecadados pelos alunos do Grau Técnico são entregues à Igreja Betel

A unidade do Grau Técnico Sumaré realizou na última sexta-feira, 5 de agosto, a entrega de cerca de 40 quilos de alimentos para a Igreja

Share this…

A unidade do Grau Técnico Sumaré realizou na última sexta-feira, 5 de agosto, a entrega de cerca de 40 quilos de alimentos para a Igreja Evangélica Betel. As doações foram arrecadadas durante a festa junina interna da escola, que reuniu alunos e colaboradores.

“Infelizmente, a falta de comida é uma realidade em muitos lares brasileiros. Com essa iniciativa, procuramos sensibilizar nossos alunos, que se envolveram e colaboraram com a doação de diversos itens”, informou Mariana Ferreira Martins Garcia, gestora da unidade. Sumaré tem hoje 12.434 famílias vivendo em situação de extrema pobreza, segundo dados divulgados pela prefeitura.

A proximidade física foi uma das razões que levou a escola Grau Técnico Sumaré a escolher a Igreja Evangélica Betel para entregar as doações. “Estamos próximos, na região central, e com essa doação fortalecemos nossos laços em prol da comunidade”, comentou Mariana.

Maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes na semana.  Atualmente o grupo conta com mais de 200 mil alunos, em 130 unidades presentes em todo país. Em Sumaré, a unidade oferece os cursos de Enfermagem, Radiologia, Farmácia, Administração e Eletrotécnica.

Mais informações nos sites www.grautecnico.com.br e www.graup.com.br


Continue Reading

+Vistos

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.