O estádio Mário Monteiro, Sumaré, do Estrela do Norte Futebol Clube, em Cachoeiro, vai receber uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano no próximo dia 24, às 16h.

O jogo será entre o Tritões, de Vila Velha, e o Corinthians Steamrollers, de São Paulo. Os ingressos antecipados serão vendidos a R$ 10 e a R$ 15 na portaria, no dia do evento.
A abertura dos portões será às 15h.

No intervalo da partida, vai acontecer uma espécie de mini laboratório para crianças e adolescentes, que poderão experimentar dentro do campo como funciona o futebol americano e aprender algumas táticas e principais regras.

Quanto dura um jogo

Continua depois da publicidade

São quatro períodos de 12 minutos de duração. O cronômetro, entretanto, pode ser parado em algumas situações: se o jogador com a bola sair pela lateral, se algum time pontuar, se houver um passe incompleto (bola lançada que toca o chão antes de ser pega) e se houver falta.

Os times

São 11 atletas em campo para cada equipe. Como não há limite de substituições, os jogadores podem entrar e sair quantas vezes o técnico quiser. Assim, quando o time tem a posse de bola, coloca 11 atacantes em campo. Quando não está com a bola, usa 11 defensores. Nas jogadas de chute entram os chamados “especialistas”.

Descidas

O primeiro down também é conhecido como 1a descida. Quando um time começa a campanha a denominação usada é que o time está na 1a descida (1o down) para 10 jardas, se nessa primeira jogada o time avança 6 jardas, a denominação da próxima jogada é 2a descida para 4 jardas, e assim por diante.

Se o time não avançar 10 jardas em 4 tentativas ele perde a posse de bola, portanto o time de defesa não só tenta evitar que o time ofensivo chegue na End Zone, mas também tenta evitar que eles avancem 10 jardas.

Quando o time ofensivo alcança a 4a tentativa sem conseguir a 1a descida, para evitar que ele perca a posse de bola naquele ponto do campo, o time tem a possibilidade de chutar um punt, isto é um chute tipo balão para que o time adversário ganhe a posse de bola longe daquele lugar, no outro extremo do campo.

Touchdown – Vale 6 pontos

É o grande objetivo do jogo, conquistado sempre que uma equipe conduz a bola além da linha de fundo do adversário (a chamada endzone).

Extra point – Vale 1 ponto

A equipe que acaba de marcar um touchdown recebe também a chance de chutar a bola entre as traves. Se acertar, ganha mais 1 ponto.

Conversão de 2 pontos – Vale 2 pontos

Em vez de tentar o extra point, o time que marcou um touchdown pode tentar um novo touchdown, partindo da linha de 2 jardas e valendo 2 pontos. Mas, se o time de defesa conseguir recuperar a bola e retornar até a end zone adversária durante esta tentativa, marca dois pontos

Field goal – Vale 3 pontos

A qualquer momento, o time que está atacando – com a posse da bola – pode executar um chute com a bola partindo do chão. Se acertar entre as traves, ganha 3 pontos. Se errar, o rival inicia sua campanha do local onde foi feito o chute.

Safety – Vale 2 pontos

É o equivalente ao gol contra do futebol. Acontece caso o jogador com a posse da bola seja derrubado dentro de sua própria endzone ou, ainda, se seu time cometer falta ou sair de campo por trás ou pelos lados da endzone.

Publicidade

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Notícias

Leia também

Encontro entre amigos acaba na delegacia de Santa Bárbara

Foto: Arquivo / O Liberal O caso foi registrado como lesão corporal na delegacia de Santa …