Connect with us

Notícias

3 de maio: Dia Nacional do Pau-Brasil

Árvore da espécie que compõe o paisagismo do Paço Municipal de Sumaré faz alusão aos 500 anos do país Nesta terça-feira, 3 de maio, é

Share this…

Árvore da espécie que compõe o paisagismo do Paço Municipal de Sumaré faz alusão aos 500 anos do país

Nesta terça-feira, 3 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Pau-Brasil, árvore símbolo do país.

Podendo atingir até 20 metros de altura, exemplares de pau-brasil fazem parte do paisagismo do Paço Municipal de Sumaré, na esquina das ruas Dom Barreto e Antonio de Carvalho, e do Centro Administrativo de Nova Veneza (Antigo Seminário).

Ambas foram plantadas no ano 2000, durante o mandato do ex-prefeito Dirceu Dalben, em homenagem aos 500 anos do país. Aos 22 anos e com cerca de 5 e 6 metros de altura, as plantas estão ao lado de monumentos comemorativos, em alusão a data do descobrimento.

A espécie, cujo nome científico é Paubrasilia echinata, é a única que possui um dia específico para celebrá-la, determinado por lei (nº 6.607), desde dezembro de 1978.Apesar de sua importância, desde 1992 ela figura na lista de árvores ameaçadas de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).


Em 2012, o Ministério do Meio Ambiente lançou o PNC (Programa Nacional de Conservação) do Pau Brasil, que tem como metas identificar as unidades da espécie, nativa da Mata Atlântica, e promover tanto a sua preservação quanto o uso sustentável da planta.

“Temos o maior orgulho de possuir exemplares de pau-brasil como parte do paisagismo de prédios importantes da Administração Municipal. Além de símbolo do país, a árvore é também símbolo da necessidade de preservação ambiental, tema de total relevância.”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Espécie possui importância histórica

Durante o período pré-colonial, entre 1500 e 1530, o Brasil viveu o chamado Ciclo do Pau-Brasil, quando a árvore era matéria-prima explorada pelos portugueses. O interesse comercial no extrato avermelhado do planta utilizado para tingimento, bem como na sua madeira, era tamanho que fez com que a espécie entrasse em processo de extinção. Era usada principalmente como corante, na construção naval e marcenaria de luxo. O extrativismo foi tão agressivo na época que, em 1700, quem fosse flagrado cortando um pau-brasil poderia sofrer pena de morte. No entanto, sua comercialização continuou a acontecer.

Já os índios nativos de parte do território brasileiro usavam o extrato para pintar o corpo em cerimônias e rituais. Entre eles, o pau-brasil é chamado de ibirapitanga (ybirá = árvore + pitanga =vermelho) Atualmente, a madeira da espécie é usada para a confecção de instrumentos musicais, já que possui a densidade ideal para timbres de violinos e violoncelos, neste caso com exploração dentro do que é permitido por lei e respeitando a política de reflorestamento.

Notícias

Semana começa com 88 vagas de emprego em Cachoeiro

— Delivered by Feed43 service

Advertisement

Advertisement

Se você mora em Cachoeiro de Itapemirim ou na região Sul e está à procura de emprego, essa é a sua chance de voltar ao mercado de trabalho. Empresas estão ofertando, nesta segunda-feira (8), 88 vagas de emprego, por meio do Sine Cachoeiro.

Continua depois da publicidade

As oportunidades de emprego são para diversos cargos e escolaridade e para cidades do Sul do ES. No entanto, é preciso fazer um cadastro para concorrê-las.

Quem tiver interesse pode se candidatar às vagas de emprego ainda hoje. Isso porque a Agência do Trabalhador funciona das 8h às 17h. O banco de empregos fica na rua Costa Pereira, n° 100, no bairro Sumaré. Antes da mudança, a agência ficava na Avenida Beira Rio.

De acordo com a agência, é necessário levar a carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço com CEP, assim como certificados de cursos (caso tenha). Os documentos precisam ser originais e devem estar em bom estado.

Confira as vagas de emprego

Continua depois da publicidade

Advertisement

Empresas e o Sine Cachoeiro esperam por seu currículo. Se vocês tem um emprego à vista, inclua apenas as informações essenciais no seu currículo

Continua depois da publicidade

Saber como fazer um curriculum vitae que seja objetivo, ou seja, que vá “direto ao ponto” e que atraia a atenção das empresas é fundamental para ser considerado para uma vaga em uma agência de empregos.

 Se há vagas, opte por um currículo sóbrio e entregue em uma agência de empregos

Os currículos devem, normalmente, utilizar o formato padrão e as fontes mais clássicas como Arial e Times New Roman na cor preta.

Quantas páginas meu currículo deve ter?

Normalmente o mais recomendado é que seu currículo tenha entre uma e duas páginas, mas isso vai depender muito da vaga para a qual você está se candidatando.

Em que ordem cronológica é preciso colocar a experiência profissional?

Colocar as experiências profissionais na ordem cronológica inversa, ou seja, da mais recente para a mais antiga, é importante para facilitar a visualização por parte das Empresas.

A importância de saber como escrever um currículo de acordo com a vaga para a qual você está se candidatando

Ao invés de enviar um currículo padrão aos recrutadores, tente personalizá-lo ao máximo para a vaga pretendida.

Advertisement

O conteúdo do AQUINOTICIAS.COM é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não é permitida a sua reprodução total ou parcial sob pena de responder judicialmente nas formas da lei. Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected].

Continue Reading

Notícias

Alvorada em Sumaré pode ficar sem água

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na rua Antonio

Share this…

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, informa que houve o rompimento de uma rede de água na rua Antonio Joaquim de Souza, no bairro Jardim Alvorada, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro. 

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da tarde de hoje, dia 08. 

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Continue Reading

Notícias

Alimentos arrecadados pelos alunos do Grau Técnico são entregues à Igreja Betel

A unidade do Grau Técnico Sumaré realizou na última sexta-feira, 5 de agosto, a entrega de cerca de 40 quilos de alimentos para a Igreja

Share this…

A unidade do Grau Técnico Sumaré realizou na última sexta-feira, 5 de agosto, a entrega de cerca de 40 quilos de alimentos para a Igreja Evangélica Betel. As doações foram arrecadadas durante a festa junina interna da escola, que reuniu alunos e colaboradores.

“Infelizmente, a falta de comida é uma realidade em muitos lares brasileiros. Com essa iniciativa, procuramos sensibilizar nossos alunos, que se envolveram e colaboraram com a doação de diversos itens”, informou Mariana Ferreira Martins Garcia, gestora da unidade. Sumaré tem hoje 12.434 famílias vivendo em situação de extrema pobreza, segundo dados divulgados pela prefeitura.

A proximidade física foi uma das razões que levou a escola Grau Técnico Sumaré a escolher a Igreja Evangélica Betel para entregar as doações. “Estamos próximos, na região central, e com essa doação fortalecemos nossos laços em prol da comunidade”, comentou Mariana.

Maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes na semana.  Atualmente o grupo conta com mais de 200 mil alunos, em 130 unidades presentes em todo país. Em Sumaré, a unidade oferece os cursos de Enfermagem, Radiologia, Farmácia, Administração e Eletrotécnica.

Mais informações nos sites www.grautecnico.com.br e www.graup.com.br


Continue Reading

+Vistos

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.